Almirante Importados

Hungria, terra dos deliciosos e incomparáveis vinhos

Hungria, terra dos deliciosos e incomparáveis vinhos

Abrir uma garrafa de vinho húngaro é como descobrir um grande segredo histórico.

 

Há cem anos, a Hungria era um dos produtores de vinho mais importantes da Europa. Todas as cortes reais na Europa tilintaram taças cheias de precioso vinho dourado Tokaji, enquanto outros exuberantes brancos e tintos húngaros eram elogiados e apreciados em toda a Europa.

 

O ataque agressivo da filoxera na década de 1880, duas guerras mundiais e quarenta anos de coletivização comunista minaram a produção de seus famosos e tão requisitados vinhos.

Felizmente, a Hungria vem se recuperando. Inúmeras pequenas propriedades, replantadas e cultivadas em todo o país, estão produzindo belos vinhos, resultado de uma cultura vinícola tradicional, mesclada com uma sensibilidade moderna.

 

Localização

O país está localizado na mesma faixa de latitude de muitas das principais regiões vinícolas da França, do norte do Ródano a Champagne. As colinas onduladas da Hungria são ricas em solos vulcânicos e calcários - idílicos para a produção de vinhos finos.

Com 22 regiões vinícolas e cultivando centenas de variedades, o país oferece uma infinidade de excelentes vinhos para explorar.

Destacamos aqui algumas dessas regiões:

 

Eger

As uvas crescem nativamente no terreno ondulado de Eger, cientistas identificaram um fóssil de uva de vinho de 30 milhões de anos em Eger, entre os vinhedos modernos.

Eger é mais conhecida por duas de suas misturas nativas: o Bikavér, ou Sangue de Boi (blend tinto), e o Egri Csillag, ou Estrela de Eger (blend branco).

 

Villány

Villány é uma região famosa por seus opulentos vinhos tintos. Os vinhos aqui são de classe mundial, estruturados e elegantes, com bons taninos e um equilíbrio entre fruta e terra. As uvas nativas são cultivadas em solos vulcânicos, incluindo Portugesier e Kékfrankos, mas muitos produtores se concentram em variedades bordadas vermelhas, como Cabernet Franc, Cabernet Sauvignon e Merlot.

 

Tokaj

Tokaj é o padrão-ouro das regiões vinícolas húngaras. É a região vinícola mais famosa da Hungria e a mais antiga região vinícola classificada do mundo, Patrimônio Mundial da UNESCO e lar do primeiro vinho nobre podre do mundo - o doce dourado Tokaji Aszú. Luís XIV descreveu Tokaji Aszú como O Rei dos Vinhos e O Vinho dos Reis.

 

Os produtores de Tokaj também têm feito experiências com vinho seco nos últimos 16 anos, principalmente Furmint seco. A casta já se revelou uma das grandes castas brancas do mundo, com uma mineralidade e estrutura impressionantes.

 

Uma curiosidade

Tokaj teve uma grande economia vinícola em 1700, quando a Polônia e a Rússia eram fãs devastadores de Tokaji Aszú. Pedro, o Grande, era tão fanático por Aszú que estacionou um quartel militar permanente em Tokaj para garantir que não houvesse interrupção em seu fluxo constante de ouro líquido para o palácio real em São Petersburgo.

 

Uma consideração final

Todos os vinhos húngaros refletem algo de sua história compartilhada. Os vinhos frescos de Eger, as delícias douradas de Tokaj, os tintos exuberantes de Villány e os brancos acinzentados de Somló: são ousados, picantes, autênticos e persistentes. Eles estão subestimados, mas estão implorando para se tornarem as próximas estrelas do mundo do vinho. Abrir uma garrafa de vinho húngaro é como descobrir um grande segredo histórico.

 

Fonte: https://winefolly.com/deep-dive/hungarian-wines-for-the-win/