Almirante Importados

Conheça o vencedor do Vinalies Internationales 2020

Conheça o vencedor do Vinalies Internationales 2020

Por Lucas Simões
 
Imagine ganhar um concurso na terra onde surgiram os melhores da categoria — a satisfação é imensa. É assim que a Casa Valduga se sente depois que o seu Espumante 130 Brut Blanc de Blanc levou o troféu de primeiro lugar entre os melhores do mundo!
 
O seu exemplar, feito 100% de uvas Chardonnay, ganhou medalha de ouro no 26º Vinalies Internationales, que aconteceu na França em fevereiro e março de 2020. Quer entender como funciona a competição e por que o campeão é tão especial?
 
Então, continue a leitura, pois, neste post, trazemos tudo o que você precisa saber sobre o concurso e o rótulo premiado e explicamos como ter uma experiência incrível ao degustar a bebida. Confira!
 
Concurso Vinalies Internationales
 
Antes de falarmos sobre o 130 Brut Blanc de Blanc, é interessante contextualizar a importância do prêmio recebido. O Vinalies Internationales é uma das maiores competições de vinhos de todo o mundo, organizada pela União de Enólogos Franceses.
 
Todos os anos, enólogos de diversos países se reúnem para analisar amostras de vinhos de várias partes do globo terrestre. Durante 5 dias, os membros do júri, sob a presidência de um especialista francês em vinhos, degustam as bebidas às cegas, ainda pela manhã.
 
Em 2020, o evento aconteceu entre os dias 28 de fevereiro e 3 de março, em Paris, na França. Ao todo, 3500 amostras de vinhos foram avaliadas por 130 especialistas de 40 países. Em plena terra do champagne, a Casa Valduga teve o seu espumante premiado em primeiro lugar, ganhando a medalha de ouro.
 
O concurso tem um alto renome internacional, o que torna os vencedores ainda mais apreciados e desejados pelos consumidores.
 
Espumante 130 Blanc de Blanc

A linha 130 da Casa Valduga foi elaborada em 2005 e leva esse nome como forma de homenagear os 130 anos da imigração da família italiana ao Brasil. Isso faz com que os exemplares sejam ainda mais representativos para a vinícola.
 
Ela conta com quatro rótulos, varietais feitos a partir das uvas Chardonnay e Pinot Noir. Ambos colecionam prêmios nacionais e internacionais.
 
O Espumante 130 Brut Blanc de Blanc é elaborado com safras especiais, por meio do método champenoise, e fica em autólise de leveduras por 36 meses (maturado em caves subterrâneas). A delicadeza da Chardonnay confere à bebida características únicas, com excelente frescor e cremosidade.
 
O estilo é sofisticado e encantador. A sua coloração amarelo-palha e o fino perlage (borbulhas) tornam a bebida ainda mais especial. O bouquet é elegante e de grande intensidade. Apresenta aromas cítricos, notas frutadas e finas nuances amanteigadas e de brioche. A estrutura é firme, e a acidez, equilibrada e harmoniosa.
 
Fonte